terça-feira, 26 de janeiro de 2016

MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE



MANUTENÇÃO

Devido a presença de máquinas e equipamentos cada vez mais sofisticados e da produtividade, o custo da inatividade está cada vez mais alto, exigindo o uso racional para evitar uma parada. Baseado nesta realidade, as técnicas de administração, planejamento e controle tiveram uma grande mudança com o avanço da tecnologia.


CONCEITOS BÁSICOS

Confiabilidade e Mantenabilidade
Norma ABNT-NBR-5462-TB-116


Item: Qualquer parte, componente, dispositivo, subsistema, unidade funcional, equipamento ou sistema que possa ser considerado individualmente.
(Um item pode, eventualmente, incluir pessoas)



Item reparado
Item reparável que será de fato reparado depois de uma falha.

Item não-reparado
Item que não será reparado depois de uma falha.

(um item não-reparado pode, ou não, ser reparável)

Serviço
Conjunto de funções oferecidas a um usuário por uma organização. 

Função Requerida

Função ou combinação de funções de um item que são consideradas necessárias para prover um dado serviço.

Nível de Confiança

Probabilidade de que um intervalo de confiança, calculado a partir de um valor amostral, contenha o verdadeiro valor da população

Dependabilidade
Qualidade do serviço fornecido por um dado sistema e a confiança depositada no serviço fornecido. Em resumo: Dependabilidade (Reliability) é igual a Confiabilidade ou garantia de funcionamento. 


DESEMPENHO RELATIVO AO ITEM

Eficácia: Capacidade de um Item atender a uma demanda de serviço de determinadas características quantitativas. (Esta capacidade depende dos aspectos combinados da capabilidade e da disponibilidade do Item).

Durabilidade: Capacidade de um Item desempenhar uma função requerida, sob determinadas condições de uso e manutenção, até que um estado-limite seja alcançado.
(O estado-limite de um item pode ser caracterizado pelo fim da vida útil, inadequação por razões econômicas ou técnicas).

Capabilidade: Capacidade de um Item atender a uma demanda de serviço de determinadas características quantitativas, sob dadas condições internas. (As condições internas se referem, por exemplo, a qualquer combinação de subitens em pane ou não).
Disponibilidade: Capacidade de um Item estar em condições de executar uma certa função em um dado instante, ou durante um determinado intervalo de tempo, levando-se em conta os aspectos combinados de sua confiabilidade, mantenabilidade e suporte de manutenção, supondo que os recursos externos requeridos estejam assegurados. (O termo “disponibilidade” é usado como uma medida do desempenho de disponibilidade).
Mantenabilidade: Capacidade de um Item ser mantido ou recolocado em condições de executar suas funções requeridas, sob condições de uso especificadas, quando a manutenção é executada sob condições determinadas e mediante procedimentos e meios prescritos. (O termo “mantenabilidade” é usado como uma medida do desempenho de mantenabilidade).

A Mantenabilidade deve sempre estar associada aos conceitos fundamentais de qualidade, segurança, custos e tempo:
– Qualidade do serviço a ser executado (e entregue)
– Segurança do pessoal que executa o serviço e da instalação
– Custos envolvidos, incluindo perdas de produção
– Te
mpo ou indisponibilidade do equipamento.

A Mantenabilidade será melhor se os seguintes critérios relacionados à área de suprimentos forem adotados:
– Intercambialidade
– Padronização de sobressalentes
– Padronização de equipamentos na planta


Sistemas de detecção e indicação de desgaste, condições anormais ou falhas (monitoramento) fazem parte da melhoria da mantenabilidade da planta, pois permitem atuação orientada do pessoal de manutenção.
Confiabilidade: Capacidade de um Item desempenhar uma função requerida sob condições especificadas, durante um dado intervalo de tempo. (O termo “confiabilidade” é usado como uma medida do desempenho de confiabilidade).
 

 
A Confiabilidade é função de dois fatores:

. Quantidade de componentes do sistema e
. Confiabilidade de cada componente.

Uma falha em um dos componentes pode fazer com que todo o sistema falhe, pois são interdependentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário