OBSERVAÇÕES BÁSICAS
•Qualquer produto está sujeito a falhas;
•Em alguns produtos, o efeito das falhas pode ser desastroso. (Por exemplo, Operação de Aeronaves);
•Eliminar ou reduzir falhas potenciais implicam em mais confiabilidade (vantagem competitiva);
Falhas de projeto (Por exemplo, Material inadequado; layout confuso)
Falhas nas
instalações / máquinas
(Por exemplo, Umidade, Falta de Manutenção)
Falhas de pessoal (Por exemplo, Falta de Treinamento)
Falhas de
fornecedores
(Por exemplo, Qualidade, Prazo de entrega)
Falhas causadas
pelos clientes
(Por exemplo, Mau uso do produto)
Duas definições de
Falha
àA impossibilidade de
um produto, em todo o seu conjunto, poder realizar a função exigida;
à A impossibilidade de qualquer componente individual poder
realizar a função exigida, sem estar afetado o funcionamento do produto no
conjunto.
Falha: Término da capacidade de um item desempenhar a função requerida.
(Depois da falha, o
Item tem uma pane;
A “falha” é um evento, diferente de “pane”, que é um
estado)
Importância em se
definir uma Falha
àDeve ser claramente
evidente e compreendida antes de se tentar interpretar um valor de TMEF. Diversas perguntas constituem elementos
básicos para tomadas de decisão na área de confiabilidade. (Mau
uso, erros de projeto, falhas prematuras, intervenções humanas
fora de procedimento, embalagem inadequada, transporte, etc.)
Defeito: Qualquer desvio de uma característica de um Item em
relação aos seus requisitos.
(Os requisitos podem,
ou não, ser expressos na forma de uma especificação.
Um defeito pode, ou
não, afetar a capacidade de um item em desempenhar uma função requerida)
Defeito de fabricação: Defeito de um Item
à não-conformidade da fabricação com o projeto ou com os processo de
fabricação especificados.
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